Biblioteca Pública de Nova Iorque

Fundada em 1895, a New York Public Library (Biblioteca Pública de Nova Iorque) é um marco histórico para a cidade, sendo o prédio principal do sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, com 45 milhões de livros cadastrados. Porém, esses livros nunca deixam a Biblioteca e são usados apenas para pesquisas feitas no local. Atualmente, existe também a possibilidade de se fazer pesquisas on-line e a Biblioteca recebe 10 mil consultas por dia.

Para se visitar os espaços onde parte desses livros de pesquisas estão é preciso cadastrar-se gratuitamente para um tour. De segunda-feira a sábado há três horários para o tour (10h30, 13h30 e 15 horas) e, aos domingos, dois.

Sobre o prédio, que é tão suntuoso quanto qualquer museu europeu construído no início do século XIX, é importante destacar que levou nove anos para ser concluído e está repleto de pinturas nas paredes e nos tetos, além de exibir obras de arte em diversos ambientes, como se pode observar nas fotos.

A partir de sua fundação, há quase 130 anos, tiveram início campanhas de arrecadação de recursos, concentrada em basicamente três famílias. Embora até hoje existam espalhadas pelos ambientes caixas coletoras e qualquer um possa fazer sua contribuição.

O prédio é composto por quatro andares. No térreo fica a entrada principal de acesso. No 1º andar encontram-se a sala de exibição, o café e a loja de souvenires. No 2º andar, estão salas privadas para pesquisas escolares e alguns escritores americanos. E no 3º, a melhor parte: a rotunda que separa a biblioteca em duas partes, a Solomon Room e a Public Catalog Room (onde estão livros raros para pesquisas).

A Biblioteca localiza-se na esquina da 5th Avenue (a icônica Quinta Avenida) com a 42nd Street, que já foi cenário de muitos filmes americanos, como Um Dia Depois de Amanhã e De Volta para o Futuro.

Área externa

A área externa da Biblioteca Pública de Nova Iorque é um espetáculo à parte. No centro, a fachada possui uma escadaria ladeada por duas esculturas de mármore dos leões conhecidos por Patience (Paciência) e Fortitude (Fortaleza) – símbolos das qualidades que os novaiorquinos deveriam ter, segundo o prefeito Fiorello LaGuardia, durante a Grande Depressão que assolou o país na década de 30.

Nas laterais, debaixo da sombra de árvores, estão espalhadas mesas e cadeiras para uso dos visitantes e também está localizada uma estação de metrô.

Na parte de trás do prédio da Biblioteca, encontra-se um parque público de 16 mil metros quadrados. É o Bryant Park, que conta com uma gestão privada e oferece várias atividades de lazer a partir da Primavera. No centro há um belo gramado cercado por áreas delimitadas para atividades de leitura, jogos de xadrez, tênis de mesa, além de um carrossel e uma fonte.

No parque, ainda tem um café e algumas barraquinhas, que oferecem comidas rápidas e bebidas.

Fiz algumas fotos desses locais, mas para quem quiser checar pessoalmente, o Bryant Park fica localizado entre a Quinta e a Sexta Avenida com as ruas 40 e a 42, no centro de Manhattan.

1 comentário em “<strong><strong>Biblioteca Pública de Nova Iorque</strong></strong>”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *