Dia Mundial da Poesia

e. e. cummings

A data de 21 de março foi instituída como o Dia Mundial da Poesia na 30ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris, em novembro de 1999. O objetivo foi apoiar a diversidade linguística por meio da expressão poética e promover a capacidade criativa da mente humana através dessa arte.

Detalhe: no Brasil comemoramos também o Dia Nacional da Poesia, em 31 de outubro, aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade. Mas até meados de 2015, a data era celebrada em 14 de março, como homenagem ao nascimento de Castro Alves. Esclareço isso porque ultimamente vejo muita confusão em torno dessas datas.

Para comemorar o Dia Mundial da Poesia, eis o acróstico que fiz para meu poeta favorito, o norte-americano Edward Estlin Cummings*:

e.c.o.s…

eu carrego seu coração cuidadosamente

dentro do meu coração – que não sabe pulsar sozinho

w (ViVa) poeta em meu peito,

através de mim e das palavras que escrevo!

revele-me a poesia e o amor

denso, que em você jorrava a qualquer tempo.

 

eu carrego seu coração comigo (eu o carrego no meu coração)

sem ocultar minha intenção ou meus sentimentos

tamanha admiração e respeito que tenho,

liberta e isenta de quaisquer preconceitos!

imploro, me mostre, como fazia

na busca e no encontro com a poesia?

 

carrego o seu coração comigo (dentro do meu coração),

única opção de aprendiz na busca dos passos do

mestre que quebra preconceitos e cria padrões

modernos, para época em que escreve,

inovando a forma e alterando o ritmo

na arte da escrita poética,

gerando um estilo

selando uma era!

*Nasceu em Cambridge, Massachusets, em 14 de outubro de 1894 e faleceu no estado vizinho de New Hampshire, em 3 de setembro de 1962. Estudou Latin e Grego no High School e graduou-se em Master of Arts por Harvard. Foi poeta, pintor, ensaísta, tradutor e dramaturgo.  Durante sua vida publicou mais de 900 poemas, que começou a escrever ainda garoto, por volta de 8 anos. Nessa fase até os 22 anos, escrevia diariamente um poema exaltando o amor e a natureza. Depois, de forma irônica, explorou temas sobre o relacionamento do indivíduo com a sociedade e o mundo, criticando os sistemas político e econômico e ao progresso meramente tecnológico. Publicou também dois romances, diversos ensaios e inúmeros desenhos, sketches e pinturas. É considerado um dos principais inovadores da linguagem da poesia e da literatura no século XX. Assinava com letras minúsculas e. e. cummings.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *